Hormônios
Características químicas
Os hormônios são derivados de três classes de substâncias químicas. A maioria é constituída por proteínas ou peptídeos e podem ter grupos de carboidratos associados. Possuem capacidade de formar antígenos. Hormonio de crescimento, tirotrofina, hormônio folículo estimulante, prolactina, insulina, glucagon e gastrina são exemplos desses hormônios. São produzidos normalmente na hipofise, pâncreas, ovários, tireóide, paratireóide, rins, estômago e duodeno.
Em segundo lugar está o grupo de hormônios produzidos a partir do colesterol e são modificados por uma série de reações até se converterem em esteróides adrenocorticais e gonadais. São secretados pelas glândulas supra-renais, testículos e ovários.
O terceiro e menor grupo é de hormônios derivados dos aminoácidos triptofano e tirosina, que são convertidos em serotonina, melatonina, catecolaminas e hormônios da tireóide.
Propriedades fisiológicas dos hormônios
Nas glândulas endócrinas, os hormônios são produzidos em pequenas quantidades e são secretados na corrente sanguínea. A taxa de secreção varia com a necessidade do organismo. Quando encontram os tecidos-alvos começam as alterações químicas, mas para isso precisam ser reconhecidos pelas proteínas receptoras da membrana da célula ou no citoplasma.
O efeito dos hormônios nos tecidos depende da quantidade do hormônio e a capacidade de resposta do tecido. Eles desencadeiam e iniciam reações bioquímicas e seus efeitos podem permanecer mesmo após os níveis destes hormônios terem diminuído na circulação.
Alguns hormônios possuem vários efeitos, enquanto outros têm função específica. A insulina, por exemplo, além de alterar a permeabilidade da célula à glicose, também aumenta no músculo, a biossíntese de proteínas.
Outros hormônios não são lançados na corrente sanguínea, pois são enviados diretamente ao tecido alvo, como é o caso do hipotálamo, que manda os hormônios produzidos para sua glândula vizinha, a hipófise.
Função dos hormônios
Os hormônios atuam nas células e o efeito é resultado das respostas celulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário